Estratégias de prevenção da gravidez na adolescência na ótica de adolescentes que já vivenciaram uma gravidez

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

conhecer a opinião de adolescentes que já vivenciaram uma gravidez, cadastradas por uma equipe do Programade Agentes Comunitários de Saúde de Osasco, Estado de São Paulo, a respeito de estratégias efetivas no âmbito da saúdecoletiva para a redução do número de gestações não planejadas na comunidade em que vivem.

Método:

estudo descritivocom abordagem qualitativa, desenvolvido com o uso de um roteiro semi-estruturado em grupo focal com quatroadolescentes de Osasco, em março de 2009. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola deEnfermagem da Universidade de São Paulo (764/2009).

Resultados:

as adolescentes participantes mencionaram osaspectos positivos e negativos da gravidez na adolescência e deixaram claro que conheciam formas de prevenir umagravidez, embora mantivessem poucos diálogos com os parceiros a este respeito. Os serviços de saúde foram vistos maiscomo meros locais de distribuição de insumos contraceptivos.

Conclusão:

as adolescentes mencionaram vínculos frágeiscom os serviços de saúde e não os reconheceram como parceiros na promoção de sua saúde sexual e reprodutiva.