A comunicação no processo de humanização da assistência em Unidade de Terapia Intensiva: vivência de familiares e cuidadores

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivos:

relatar a experiência da equipe de enfermagem e de familiares de pacientes internados em uma UTI, naperspectiva da comunicação; apreender o significado por eles atribuído ao processo de comunicação.

Métodologia:

estudoexploratório, quantiqualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva de hospital escola. A amostra foi formada por15 familiares e 15 profissionais de enfermagem que se encontravam no local, por ocasião da coleta de dados, a qualocorreu por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Os dados foram analisados por meio da estatísticadescritiva, levando-se em conta os números absolutos e percentuais, e da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, comapresentação em gráfico, tabela e quadros.

Resultados:

os dados mostram lacunas na comunicação, as quais são inerentesa alguns profissionais que não praticam e não valorizam o processo de comunicação com a família, principalmente no quediz respeito à necessidade de prepará-los para compreender o ambiente da UTI e as reais condições de seus familiares.

Conclusão:

é notória a necessidade de se adotar um sistema eficaz de comunicação com os familiares de pacientesinternados na UTI. Assim, o enfermeiro estará adotando novas formas de cuidar, que incluem a valorização dos familiarescomo parte integrante do cuidado de enfermagem na perspectiva da humanização da assistência.