Estresse ocupacional relacionado com uso de substâncias psicoativas entre enfermeiros que atuam em hospital universitário

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

identificar os principais estressores relacionados com as substancias psicoativas evidenciados nos enfermeirosde unidades abertas e fechadas de um hospital universitário da cidade de Recife-Pe.

Método:

a população do estudo foiformada por 44 enfermeiros que atuam em unidades abertas e fechadas do hospital.

A análise de dados foi composta deduas partes:

caracterização da população com 17 perguntas e fatores e fontes de estresse com 49 perguntas agrupadas emcinco categorias (conflito de funções, sobre carga de trabalho, relacionamento interpessoal, gerenciamento de pessoal esituações críticas) Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UniversidadeFederal de Pernambuco, protocolo nº 069/2008.

Resultados:

o Setor aberto apresentou o maior escore de estresse. Comos dados obtidos conseguimos traçar os perfis sócio-demográficos e ocupacionais da amostra. O estresse na atividade doenfermeiro está relacionado a diversas variáveis e ao próprio indivíduo.

Conclusão:

segundo estes achados observa-se anecessidade de discutir as condições de trabalho do enfermeiro, independente de sua área de atuação, pois o sucesso daprestação da assistência ao paciente e família se faz com profissionais que estejam preparados globalmente, isto é, nosentido de conhecimentos, emoções e atuação com estrutura adequada.