Estratégias adotadas para a prevenção e controle das infecções hospitalares causadas por serratia marcescens na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - a enfermagem participando do processo

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (4), 2010
Publication year: 2010

Objetivos:

descrever os casos de infecção hospitalar e óbitos associados à Serratia marcescens e as estratégias adotadaspara prevenção e o controle das infecções hospitalares na UTIN.

Método:

trata-se de um estudo descritivo comabordagem quantitativa. Foi realizado durante o período de 2000 a 2005, em uma unidade de terapia intensiva neonatalde uma instituição privada do Rio de Janeiro, no qual se utilizou as variáveis: peso, diagnóstico e resultadosmicrobiológicos. Os dados foram coletados através de um formulário e analisados por meio de frequências percentual erelativa. A pesquisa foi avaliada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital de Clinicas Mario Lioni (HCML), sendoapreciado e aprovado sob o Nº 008/2007.

Resultados:

no primeiro ano de vigilância, a taxa de infecção foi de 43,7%.Depois de implementadas as medidas específicas para a Prevenção e Controle da Infecção Hospitalar, houve uma reduçãosignificativa da taxa de infecção hospitalar.

Conclusão:

conclui-se que as medidas foram satisfatórias e o treinamento daequipe na prevenção e controle da infecção hospitalar causada por serratia marcescens foi efetivo. O controle emprocedimentos habituais na unidade, e a vigilância permanente, foram estratégias mantidas para identificar casosesporádicos.