Estudo clínico-epidemiológico dos pacientes com Insuficiência Renal Aguda

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

analisar o perfil clínico-epidemiológico de pacientes com Insuficiência Renal Aguda (IRA).

Método:

estudodescritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 106 pacientes portadores de IRA, querealizaram tratamento hemodialítico em uma instituição privada, durante o ano de 2009. Os dados foram coletados defevereiro a março de 2010, a partir dos prontuários dos pacientes. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética emPesquisa da Universidade de Fortaleza, aprovado com protocolo no. 97/2010, CAAE 0726.0.000.037-10.

Resultados:

amaioria era do sexo masculino, casado e procedente da capital; 40,6% estavam na faixa etária de 61 a 80 anos. A dispnéiaconsistiu na manifestação clínica prevalente. O desequilíbrio hidroeletrolítico e a sepse destacaram-se como as principaiscausas da IRA e as doenças de base mais citadas foram hipertensão e diabetes; 66% evoluíram para óbito, principalmentepor falência de múltiplos órgãos; 34% saíram de alta hospitalar, sendo que 69,4% recuperaram a função renal e 30,6%tornaram-se renais crônicos.

Conclusão:

diante dos achados, é conveniente ressaltar a importância do conhecimento doperfil do paciente portador de IRA, com vistas a possibilidades de acompanhamento dessa população e prevenção decomplicações associadas à doença.