Prevenção de vulvovaginite: utilizando as falas das mulheres para elaboração de orientações em saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivos:

identificar o conhecimento coletivo de mulheres sobre hábitos preventivos de vulvovaginite e apresentarorientações em saúde.

Método:

trata-se de estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa e análise pelatécnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas, com assinaturade termos de consentimento livre e esclarecido, realizadas em abril de 2011, com dez mulheres da Unidade Integrada deSaúde da Família São José, da cidade de João Pessoa-PB, conforme aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do HULW,sob o Protocolo n. 731/10 e o CAAE n. 0564.0.126.000-10.

Resultados:

algumas participantes consideravam o uso dopreservativo irrelevante quando se tem parceiro único e fixo. Houve divergência nas falas das mulheres quanto ao produtomais eficaz a ser utilizado na higiene íntima; perceberam a importância do uso de peça de algodão e vestimentas folgadaspara sua saúde vaginal.

Conclusão:

houve déficit de conhecimento referente à vulvovaginite e ao comportamentopreventivo daquelas que detêm esse conhecimento. A educação em saúde é de fundamental importância para a prevençãode afecções vaginais.