Guia para o paciente que se submeterá a cineangiocoronariografia com ventriculografia esquerda

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivos:

identificar as dúvidas de pacientes que se submeterão ao procedimento de cineangiocoronariografia comventriculografia esquerda e elaborar um guia.

Método:

trata-se de estudo descritivo, exploratório, com abordagemquantitativa. Foi elaborado um instrumento de coleta de dados e submetido à avaliação por especialistas. A amostraconstituiu-se de 45 pacientes, 64% dos quais eram do sexo masculino e com idade média de 59 anos. Os dados foramtransferidos para uma planilha e tabulados com o auxílio dos programas Microsoft Excel® e Microsoft Word® versões doOffice 2003, em seguida, analisados sob a orientação estatística do programa SAS system v8 por meio de estatísticadescritiva (média, mediana, desvio padrão, mínimo, máximo, frequências e percentuais), do teste Qui-Quadrado e testeExato de Fisher. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Univap (H206/2009).

Resultados:

observou-se que acima de 50% dos pacientes não possuíam conhecimento satisfatório sobre o conceito decineangiocoronariografia. As variáveis do estudo relacionadas ao conhecimento das complicações demonstraram que 22%dos pacientes não conheciam quais eram as possíveis complicações do exame e 47% relataram erroneamente quanto àspossíveis complicações.

Conclusão:

os resultados demonstraram que os pacientes não possuíam conhecimento satisfatóriosobre o exame, favorecendo, assim, a elaboração de um guia aos pacientes que irão submeter-se àcineangiocoronariografia.