Abordagem dos métodos contraceptivos pelos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família às lactantes

Rev. enferm. UFPE on line; 6 (2), 2012
Publication year: 2012

Objetivo:

analisar o desenvolvimento de atividades educativas às lactantes realizadas pelos enfermeiros (as) durante oplanejamento familiar nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da zona urbana do município de Caruaru.

Método:

pesquisa de campo de abordagem descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, não probabilística por conveniência.A amostra foi composta por 27 enfermeiros. O instrumento de coleta de dados foi composto por 19 perguntas objetivas,preenchidas pelos participantes após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, sob protocolo 576/09 doComitê de Ética em Pesquisa da Faculdade ASCES.

Resultados:

durante a análise observou-se que a maioria (88,5%) dasentrevistadas realizava atividades educativas sobre planejamento familiar e sentiam necessidade de capacitação periódicarelacionada ao tema. O preservativo foi indicado pelos participantes como método mais adequado ao período da lactação,e também para multíparas lactantes.

Conclusão:

conclui-se que algumas ESF não realizam atividade educativa voltadaspara o planejamento familiar, restringindo esse momento apenas como oportunidade para entrega de métodoscontraceptivos, o que não é a realidade da maioria delas. Verificou-se que ações educativas são realizadas pela maioriados enfermeiros, que orientam os corretos métodos contraceptivos às lactantes sem oferecer risco no processo daamamentação.