Diagnósticos e intervenções de enfermagem utilizando a CIPE® em crianças hospitalizadas

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (1), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

identificar diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças internadas na clínica pediátricade um hospital escola utilizando a CIPE®.

Método:

estudo exploratório-descritivo, realizado na ClínicaPediátrica do Hospital Universitário Lauro Wanderley/UFPB, localizado no município de João Pessoa-PB. Apopulação foi composta por 271 crianças hospitalizadas e amostra por 35. Para a análise dos dados utilizou-sea estruturação dos dados coletados e o raciocínio diagnóstico. O projeto foi aprovado do Comitê de Ética emPesquisa do HULW/UFPB, CAAE 0028.0.126.000-08.

Resultados:

foram elaboradas 366 afirmativas dediagnósticos de enfermagem, distribuídos em 42 conceitos diagnósticos e organizados de acordo com asnecessidades humanas básicas.

Conclusão:

os objetivos do estudo foram alcançados e acredita-se que autilização dessas afirmativas poderá representar um relevante instrumento para a utilização do processo deenfermagem na Clínica Pediátrica, possibilitando a melhoria na implementação da assistência à criançahospitalizada.