O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança: uma ação coletiva da enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (2), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

relatar sobre a experiência da implementação de uma proposta de ação coletiva da enfermagem para oacompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento de crianças(CD).

Método:

estudo descritivo, tipo relato deexperiência, sobre a implementação de uma proposta de ação da enfermagem para o acompanhamento coletivo do CD dascrianças atendidas na Unidade de Saúde da Família de Cidade Nova (USFCN) no município de Natal–RN, Brasil, realizadopor meio de reuniões mensais com pais/cuidadores e crianças de acordo com a área de abrangência do serviço. Esteestudo teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande doNorte (CEP-UFRN), tendo com parecer final nº 201/2009.

Resultados:

o processo de trabalho do enfermeiro experimentouganhos no exercício de uma práxis educativa e transformadora junto à comunidade. Pais e cuidadoras tiveram acesso àaprendizagem de novos conhecimentos, troca de experiências e auxílio nos cuidados domiciliários, através de uma novadinâmica de fazer a atenção à saúde da criança.

Conclusão:

os resultados mostram que pais/cuidadores tornaram-se coparticipantesdo processo de cuidar, mas sem desobrigar as profissionais enfermeiras do compromisso na prestação doatendimento.