Qualidade de vida de profissionais de enfermagem que atuam em saúde mental

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (3), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida de enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam emum hospital psiquiátrico e em centros de atenção psicossocial Método: estudo descritivo, observacional, dotipo inquérito transversal, com uma amostra de 44 profissionais dos serviços de atendimento a doentesmentais de Uberaba-MG. Os dados, coletados por meio do WHOQOL-bref, foram analisados com o teste deanálise de variância (ANOVA-F), após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal doTriângulo Mineiro, sob o Protocolo n. 1.393.

Resultados:

os maiores escores no domínio físico (82,47),psicológico (74,77) e nas relações sociais (77,27) estavam entre os auxiliares de enfermagem e os menoresentre os enfermeiros (77,27, 71,21 e 74,24, respectivamente). No domínio meio ambiente, os enfermeirosficaram com o maior escore.

Conclusão:

não houve diferenças significativas entre os escores e as categoriasprofissionais. Os menores escores obtidos pelos profissionais de enfermagem, em geral, foi nos domínios meioambiente e psicológico.