Acidente no trânsito: uma questão de falta de educação no exercício da cidadania

Rev. enferm. UFPE on line; 7 (4), 2013
Publication year: 2013

Objetivo:

conhecer aspectos relacionados aos acidentes de trânsito.

Método:

estudo exploratório-descritivo,de abordagem quantitativa, realizado em Natal/RN/Brasil, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, no qualforam utilizados formulários para coleta de dados. A amostra foi composta por 70 pacientes acidentados detrânsito terrestre. Os dados foram categorizados e processados pelo programa Microsoft Excel 2000, emWindows XP. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE nº 0144.0.051.294-09.

Resultados:

30% eram pedestres ou passageiros e 70% eram motoristas, dos quais 43% não estavamhabilitados, ou seja, não possuíam a Carteira de Habilitação Nacional.

Conclusão:

como reflexo deste estudo,foi elaborado um Projeto Governamental fomentado pelo Setor de Educação do Departamento Estadual deTrânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN), denominado Atividades Transversais de Trânsito na Rede deEnsino Público e Privado. O referido projeto visa a estabelecer um processo didático-educacional que permitauma nova percepção de valores sociais e de educação, contribuindo para a qualidade de vida da população.