AS DEMANDAS EM SAÚDE DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO NA CRECHE: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM

Ciênc. cuid. saúde; 19 (), 2020
Publication year: 2020

Introdução:

a adaptação na creche precisa ser analisada sob a ótica da saúde como um elemento-chave para a proteção de uma infância saudável.

Objetivos:

descrever os fatores intervenientes no processo de adaptação da criança na creche e analisar as demandas em saúde nesse processo.

Métodos:

pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, realizada em uma creche municipal do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, com sete profissionais de educação infantil, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise temática.

Resultados:

os achados apontaram que família, ambiente, acolhimento, frequência na creche e alimentação são fatores que interferem na adaptação da criança na creche. Há demandas emsaúde da criança e da família para as quais seria importante ter a participação de um profissional de saúde, incluindo o enfermeiro. Contudo, a compreensão de saúde ainda é vinculada ao modelo biomédico do processo saúde-doença.

Conclusões:

a adaptação nacreche é influenciada por fatores multidimensionais que incluem as relações interpessoais estabelecidas nesse ambiente. A atuação do enfermeiro na creche ainda precisa ganhar força e visibilidade política e social