Referenciais teóricos que norteiam a prática de enfermagem em saúde mental
Los referenciales teóricos que orientan la práctica de la enfermería en salud mental

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 18 (2), 2014
Publication year: 2014

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os referenciais teóricos que norteiam a prática clínica de enfermagem em saúde mental.

Métodos:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza/CE. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Emergiram cinco categorias que apontam os referenciais teóricos que norteiam a prática clínica dos enfermeiros: referencial das teorias de enfermagem; referencial biomédico; referencial das práticas alternativas; referencial da política de redução de danos; e o referencial da psicanálise.

Conclusão:

Identificou-se que a prática profissional da maioria dos entrevistados era norteada por mais de um desses referenciais; embora alguns apresentassem contradições entre si, isso não era percebido pelos sujeitos. Esses referenciais, em alguns momentos, eram aplicados apenas formalmente, sem o propósito de acolhimento do sujeito em sofrimento psíquico e suas demandas de cuidado. .

Objetivo:

Identificar los marcos teóricos que guían la práctica clínica en Enfermería de Salud Mental.

Métodos:

Estudio descriptivo, cualitativo, realizado por medio de entrevistas semiestructuradas. Los sujetos del estudio fueron las enfermeras que trabajan en los Centros de Atención Psicosocial de Fortaleza/CE. Se utilizó el análisis de contenido de Bardin.

Resultados:

Emergieron cinco categorías: teorías referenciales de enfermería; referencial biomédico; referencial de prácticas alternativas; referencial de la política de reducción de daños; y el referencial de psicoanálisis teórico.

Conclusión:

Se identificó que la práctica de la mayoría de los entrevistados se basó en más de una de estas referencias; a pesar de algunas contradicciones presentes entre ellos, esto no fue percibido por los sujetos. Estas referencias, a veces, se aplicaban sólo formalmente, sin el propósito de amparar el sujeto en sufrimiento psíquico y sus demandas de atención.