Atenção básica à saúde de apenados no sistema penitenciário: subsídios para a atuação da enfermagem

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 18 (4), 2014
Publication year: 2014

Descrever aspectos estruturais e características do trabalho na atenção básica à saúde em penitenciárias masculinas do estado da Paraíba, e fornecer subsídios para a atuação do enfermeiro nesse cenário.

Métodos:

Estudo descritivo e quantitativo, realizado em seis unidades de saúde alocadas em penitenciárias. Os questionários foram aplicados aos respectivos diretores das unidades prisionais. Os dados foram analisados sob a ótica da estatística descritiva.

Resultados:

O consultório de enfermagem foi considerado o menos adaptado. Cinco unidades de saúde não atendem aos requisitos de acessibilidade. Verificou-se que pequenas cirurgias e planejamento familiar são implementadas com restrições. Com relação a materiais e insumos básicos para desenvolver ações de assistenciais, o estudo verificou abastecimento satisfatório.

Conclusão:

A implantação do PNSSP parece apontar o fim de uma série de paradigmas relacionados à saúde dos apenados. No entanto, é necessário maior empenho do Estado para eliminar entraves ainda presentes no âmbito da saúde penitenciária...