Visitando hospices na Alemanha e no Reino Unido na perspectiva dos cuidados paliativos

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 19 (2), 2015
Publication year: 2015

Relatar a experiência de visitas realizadas em hospices situados em Osnabrück/Alemanha e, em Londres/Reino Unido, no Saint Christopher's Hospice; e apresentar uma discussão acerca, deste modo, de cuidar.

Métodos:

Trata-se de um relato de experiência, a partir da realização do estágio pós-doutoral na Alemanha, de novembro de 2013 a outubro de 2014, com apoio da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Resultados:

Relatou-se a estrutura física; modo de funcionamento das instituições; principal força de trabalho, com destaque para a equipe de enfermagem e participação de voluntários; principais atividades assistenciais e desafios. Tais questões nos hospices foram bastante similares, com destaque dado ao hospice responsável pela disseminação deste movimento mundialmente.

Conclusão:

O hospice pode ser o local do óbito, sendo ambiente agradável, que preserva a individualidade e a autonomia da pessoa, conta com participação de voluntários e com programas de divulgação e treinamento, para fortalecimento do movimento...