Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) em Cuiabá, MT: a prática dessa estratégia em unidades de saúde da família
Integrated management of childhood diseases (IMCD) in Cuiabá, MT: the practice of this strategy in family health units

Nursing (Säo Paulo); 12 (144), 2010
Publication year: 2010

Este estudo teve como objetivo analisar a prática dos profissionais, enfermeiros e médicos, na implementação da estratégia AIDPI em Unidades de Saúde da Família (USF) no município de Cuiabá-MT. Caracteriza-se por ser um trabalho de campo onde realizamos entrevista semi-estruturada com enfermeiras e médicos, examinamos os prontuários de crianças que se encontravam na faixa etária entre uma semana e cinco anos, e observamos as consultas realizadas pelos profissionais entrevistados.

Os dados foram apresentados e analisados em três categorias:

a caracterização dos profissionais, o processo de implementação da AIDPI e a percepção dos profissionais sobre a AIDPI. Considera-se que foi possível identificar alguns fatores que interferem para a aplicação da estratégia e conhecer a percepção dos profissionais sobre a implementação da AIDPI. Confirmou-se o pressuposto inicial do estudo de que os profissionais implementam a AIDPI parcialmente, conforme as suas percepções sobre a atenção à criança, suas experiências prévias em atendê-las, além das condições e do apoio oferecido pela gestão da atenção básica.