Infusão venosa aquecida relacionada à prevenção das complicações da hipotermia intraoperatória

Rev. SOBECC; 19 (2), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

Analisar as complicações relacionadas à hipotermia no período intraoperatório, na utilização da infusão intavenosa aquecida.

Método:

Estudo experimental, comparativo, de campo, prospectivo e quantitativo, desenvolvido em um hospital pùblico federal. A amostra foi constituída por 60 adultos, sendo um dos critérios de inclusão a temperatura axilar estar entre 36 graus C e 37,1 graus C; esses indivíduos foram divididos em grupos controle e experimental, compostos utilizando-se a técnica de amostragem probabilística sistemática.

Resultados:

As complicações apresentadas foram: taquicardia, hipertensão arterial e sangramento. A hipertensão arterial e o sangramento apresentaram significância estatística entre os grupos, com p=0,0150 e p=0,0050, respectivamente. A taquicardia não apresentou significância estatística entre os grupos (p=1,0000).

Conclusão:

A utilização da infusão venosa aquecida isolada não previne as complicações relacionadas à hipotermia intraoperatória. Compete ao Enfermeiro o planejamento das intervenções de Enfermagem para prevenção da hipotermia e manutenção da normotermia.