Identificação e análise da prática de esterilização do instrumental laparoscópico montado

Rev. SOBECC; 19 (4), 2014
Publication year: 2014

Objetivo:

Identificar e analisar as práticas relacionadas à esterilização do instrumental laparoscópico montado, segundo os métodos empregados.

Método:

Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado no 10º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, que ocorreu em julho de 2011. Utilizou-se a técnica de amostragem não probabilística por conveniência, de acordo com a disponibilidade dos sujeitos da pesquisa, com recrutamento por abordagem pessoal à entrada do evento.

Resultados:

A amostra compôs-se de 263 profissioanis de enfermagem. Contrariando as recomendações clássicas, 37% dos serviços de saúde esterilizam o instrumental laparoscópico montado, utilizando autoclave (22%), gás plasma de peróxido de hidrogênio (10%), vapor à baixa temperatura e formaldeído (1%).

Conclusão:

Os princípios do calor latente e da condução térmica conferem, a priori, possibilidade teórica de segurança para a autoclavação dos materiais montados, teorização esta não aplicável par os métodos gasosos à baixa temperatura...