O cuidado no domicílio: a visão da pessoa dependente e do cuidador

Rev. eletrônica enferm; 11 (1), 2009
Publication year: 2009

Assistência domiciliar caracteriza-se por um conjunto de procedimentos possíveis de serem realizados no domicílio, por equipe multiprofissional. Estudo de caráter descritivo exploratório, realizado no período de abril a agosto de 2006, com objetivo de caracterizar a pessoa dependente em atendimento domiciliar e seu respectivo cuidador, conhecer as percepções dessa população quanto à qualidade do serviço prestado na assistência domiciliar e conhecer como o cliente avalia o cuidado prestado por seu cuidador. Participaram do estudo 40 dependentes matriculados em um serviço de atendimento domiciliar do interior do estado de São Paulo e seus cuidadores. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes pertencia à faixa etária de 61 a 70 anos, eram viúvos e apresentavam patologias variadas.

O atendimento domiciliar foi considerado satisfatório na visão das pessoas dependentes e cuidadores e os conteúdos dos relatos foram agrupados em três categorias:

atenção e cuidado da equipe, conforto do lar e "desospitalização". A assistência prestada pelo cuidador foi considerada ótima segundo a visão da pessoa dependente. Este estudo reflete a preocupação constante da equipe do atendimento domiciliar em proporcionar a melhora contínua da qualidade do serviço e satisfação das pessoas dependentes e seus cuidadores.