A percepção dos idosos frente ao envelhecimento: atendimento em atenção primária

Nursing (Ed. bras., Impr.); 20 (227), 2017
Publication year: 2017

Introdução:

Fatores influenciam na concepção do envelhecimento, interferindo na adaptação do idoso diante das limitações oriundas do processo de envelhecer.

Objetivo:

Identificar e analisar a concepção dos idosos acerca do envelhecimento de Unidade de Estratégia Saúde da Família do município de Assis-SP.

Método:

Pesquisa qualitativa e de campo, utilizando a análise de conteúdo.Para a amostra utilizou-se a técnica “saturação”, compondo-se de 23 participantes.

Resultado:

Identificou-se como tema central “O envelhecimento na visão dos idosos de unidade da ESF pertencente a um município do interior do estado de São Paulo”, seguido dos seguintes núcleos: Envelhecimento relacionado ao aspecto biológico; Envelhecimento relacionado ao aspecto social; Envelhecimento relacionado à aquisição de experiência; Envelhecimento relacionado a realizações pessoais; Envelhecimento relacionado com tristeza e dependência.

Conclusão:

Evidenciou concepções diversificadas acerca do envelhecimento, sendo imprescindível que profissionais da saúde compreendam estas concepções visando práticas embasadas na clínica ampliada.