Distribuição espacial de tuberculose nas populações indígenas e não indígenas do estado do Pará, Brasil, 2005-2013

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (4), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

Analisar a ocorrência de tuberculose nas populações indígenas e não indígenas residentes no estado do Pará entre 2005-2013.

Método:

Estudo ecológico realizado a partir de dados do SINAN, estratificados para os 13 Centros Regionais de Saúde existentes no Pará. Foram calculadas taxas de incidência de tuberculose para indígenas e não indígenas nas 13 regiões e confeccionados mapas para visualização da magnitude da ocorrência de tuberculose.

Resultados:

Encontraram-se diferenças marcantes na incidência de tuberculose entre população indígena e não indígena, alcançando 7.812/100 mil habitantes e 118/100 mil habitantes, respectivamente.

Conclusão:

Observou-se que a tuberculose se distribuiu heterogeneamente entre a população indígena e não indígena, sendo possível identificar regiões com alto risco de adoecimento. É importante ressaltar que o conhecimento de regiões prioritárias para o controle de tuberculose, pode auxiliar a gestão dos serviços de saúde para melhores indicadores que avaliam a doença, bem como desenvolver políticas diferenciadas para os povos indígenas.