Aprender pela pesquisa: do ensino da ciência ao campo assistencial da enfermagem

Esc. Anna Nery Rev. Enferm; 21 (4), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

Compreender as conexões entre o ensino da pesquisa na graduação e os reflexos no contexto assistencial da enfermagem, a partir dos significados atribuídos por enfermeiros e estudantes universitários de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa cujos referenciais teórico e metodológico foram, respectivamente, a Teoria da Complexidade e a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram 16 enfermeiros e nove graduandos em enfermagem. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada.

Resultados:

O estudo revelou que pontos estruturantes e mantenedores da prática científica do enfermeiro apresentam conexões com o ensino da pesquisa na graduação. Nesse processo, influenciam a transversalidade do ensino da pesquisa e as estratégias adotadas pelos professores.

Conclusão:

Na enfermagem, o aprender pela pesquisa requer estratégias que contextualizem pesquisa com a realidade assistencial, de modo que o estudante perceba a ciência como elemento estruturante de sua profissão. Para tanto, a pesquisa deverá ser processual, não-linear, transversal no decurso da graduação.