Experiência de mulheres submetidas à braquiterapia como tratamento para o câncer do colo uterino

Publication year: 2005

Mulheres acometidas por câncer que necessitam se submeter à braquiterapia, demandam atenção cuidadosa dos componentes da equipe de saúde envolvidos com seu cuidado. Este estudo teve como objetivo compreender a experiência de mulheres que se submeteram à braquiterapia de alta taxa de dose, como tratamento para o câncer de colo uterino. O método de pesquisa foi a análise da narrativa, composta das seguintes etapas: ouvir, contar, transcrever, analisar e ler a experiência. Onze mulheres atendidas em um Serviço de Radioterapia de um hospital-escola localizado na Cidade de São Paulo foram entrevistadas após a conclusão das quatro aplicações de braquiterapia de alta taxa de dose, como tratamento do câncer do colo uterino.

As narrativas foram analisadas de forma indutiva e interpretativa e possibilitaram elaborar as seguintes categorias descritivas das experiências:

as mulheres tiveram de superar muitas dificuldades para acessar o diagnóstico e o tratamento braquiterápico; muitas permaneceram com dúvidas a respeito do tratamento, apesar das orientações fornecidas pelos profissionais; a braquiterapia requer preparo psicológico, causa vergonha e é dolorosa, porém, inevitável e essencial à cura da doença; a avaliação positiva da experiência esteve relacionada à conclusão do tratamento, à expectativa da cura e à assistência recebida dos profissionais. Estas distintas maneiras de representar a experiência da braquiterapia devem ser conhecidas e consideradas pelos membros da equipe de saúde, que prestam assistência às mulheres vitimadas pelo câncer do colo uterino e que necessitam se submeter à braquiterapia.