Análise do sobre o reconhecimento profissional na perspectiva de graduandos de enfermagem em tempos de Covid-19
Analysis of professional recognition from the perspective of nursing undergraduate students in times of Covid-19
Publication year: 2022
O objeto deste estudo é o reconhecimento social e profissional do trabalho de enfermagem na perspectiva de estudantes de graduação.
Objetivos:
identificar a percepção de estudantes de um curso de graduação sobre o reconhecimento profissional e social da enfermagem em tempos de Covid-19; analisar situações que potencializam e/ou deterioram o reconhecimento profissional e social da enfermagem em tempos de Covid-19 e discutir estratégias para o fortalecimento do reconhecimento profissional e social da enfermagem em tempos de Covid-19. Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com quarenta graduandos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em maio e junho de 2021, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados utilizando-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) com utilização da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e a Nuvem de Palavras.O tratamento via CHD resultou em cinco classes:
Componentes técnicos que permeiam o reconhecimento da enfermagem; Luta política no alcance do reconhecimento, Componentes científicos e práticos que compõem o reconhecimento; Relações de poder enfrentados pela enfermagem e Situações que podem fragilizar e potencializar o reconhecimento da enfermagem. A nuvem de palavras apontou as palavras ‘gente’, ‘não’ e ‘achar’ como as mais evidentes. Os resultados evidenciaram que a postura profissional em se apresentar como profissional de enfermagem e ter posicionamento assertivo, contribuem para a visibilidade da profissão. Constata-se que erros cometidos por alguns profissionais, sobretudo na pandemia da Covid-19, configuram-se como fator dificultador do reconhecimento. Verificou-se que a enfermagem necessita se apropriar do cuidado, que é inerente ao seu saber-fazer, além de evidenciar a cientificidade de sua prática.Algumas estratégias para fortalecimento do reconhecimento foram:
formação que desenvolva a autonomia e que aborde a temática do reconhecimento; explorar e divulgar as áreas de atuação da enfermagem no mundo do trabalho; evidenciar que as relações de poder entre os profissionais de saúde obstaculizam o reconhecimento da enfermagem. Outrossim, constatou-se que para o fortalecimento do reconhecimento, a união do coletivo profissional contribui à medida que proporciona sentimento de pertencimento e fortalece as reivindicações de direitos trabalhistas. Ademais, a liderança assertiva do enfermeiro no processo de cuidado e a participação política da categoria são importantes estratégias para o reconhecimento da enfermagem. Outro resultado foi que os graduandos demonstram certa insegurança e estranhamento em relação à configuração do mundo do trabalho em saúde. Conclui-se que, no alcance do reconhecimento, o mundo laboral impõe ao trabalhador de enfermagem diversos desafios advindos da precarização do trabalho em saúde. Considerou-se que a postura profissional contribui para a visibilidade da profissão. Contudo, há caminhos para que o reconhecimento da enfermagem seja alcançado, para isso tem-se a importância da formação, da participação política e da união do coletivo profissional. Além disso, o cuidado deve ser executado de forma assertiva, demonstrando a cientificidade da profissão.
The object of this study is the social and professional recognition of nursing work from the perspective of undergraduate students.