O avesso da prevenção do câncer cérvico-uterino: o ex-sistir feminino sob a ótica da enfermagem

Publication year: 1996

Este estudo tem como objeto o sentido que funda o comportamento doser-mulher na realização do exame ginecológico, para a prevenção do câncercérvico-uterino. Teve sua origem na detecção do grande vazio entre osprogramas institucionais e a adesão das mulheres, por mim observado quandode minha experiência, como enfermeira, em ambulatório de ginecologia.Objetivou compreender o ex-sistir feminino no cotidiano da prevenção docâncer cérvico-uterino, e para tanto, a fenomenologia foi eleita como referencialmetodológico. O pensamento filosófico de Martin Heidegger, expresso em Ser eTempo, foi o suporte para a análise compreensiva dos depoimentos. A temática câncer cérvico-uterino foi tratada a partir da facticidade em busca do desvelamento do sentido do ser-mulher. A partir do significado atribuído ao exame pelas depoentes, emergiu o ser-mulher que, como pre-sença temerosa que não tem a compreensão do exame em seu caráter preventivo, deixa-se ir ao encontro da situação assistencial, sem a adesão existencial. Nesse entendimento, pude refletir sobre a assistência de saúde à mulher e fazer considerações acerca datemática, privilegiando a dimensão que valoriza o humano em nossas açõescomo enfermeiros. A prevenção envolve a compreensão daquilo que pode vir asurgir como problema ginecológico e não apenas, o câncer cérvico-uterinocomo doença grave e fatal. Considerei, ainda, que a compreensão do enfoquepreventivo não tem sido trabalhada entre os profissionais de saúde e clientela.
The object of this study is the very meaning which determines the behavior ofthe woman-being when having gynaecological exams done to prevent cervicaluterine cancer. The origin of this study lies in my work as a nurse atgynaecological dispensaries where I could notice the huge gap between institutional programs and their acceptance among women. This study aimed understanding the feminine be-ing in everyday routine of the prevention of cervical-uterine cancer. Thus, phenomenology was elected as methodological referentia1. Martin Heidegger's philosophical thinking contained in Being and Time was the support for a comprehensive analysis of the testimonies collected. The topic cervical-uterine cancer was dealt with fiom the facticity view-point that searched the un-veiling of the very meaning of the woman-being. From the significance given to the exam by the women who had them done emerged the woman-being, a fearful one who does not understand the exam's preventive character and who allows herself to meet the assistential program without willing into its existential depth. I was able to ponder on health programsoffered to women and consider the topic emphasizing a dimension that valuesthe humane as we act as nurses. Prevention involves the understanding of what may happen and be considered as a gynaecological problem and notonlycervical-uterine cancer as a serious and fatal disease. I have also considered thatthe focus on prevention has not been stressed enough among healthprofessionals and their patients.