Hilda Anna Krisch

Nome

Hilda Anna Krisch

Datas

Nascimento: 06/04/1900
Falecimento: 24/06/1995

Sobre

Hilda nasceu em 06 de março de 1900, em Joinville, Santa Catarina. Filha de João e Anna Krisch, seu pai era catarinense e sua mãe imigrante austríaca, que chegou ao país aos dois anos de idade, e se casaram em 1891. Hilda cresceu no ambiente do seu pai, que possuía conhecimentos básicos de medicina, prestando assistência em emergências em áreas rurais onde os médicos eram muito raros.
Considerada pioneira da enfermagem catarinense, Hilda iniciou seus estudos básicos em Joinville na Deutsch Schule e no curso complementar na Escola Conselheiro Mafra, após conclusão Hilda passou a trabalhar na Casa de Saúde Dona Helena onde foi orientada a prestar um Curso de Bacterioscopia em São Paulo, em 1927 no Hospital Samaritano, posteriormente em 1933 ingressou na Escola Ana Néri (EAN) onde se destacou como melhor aluna, fazendo com que a mesma em 1936 ganhasse uma Bolsa de Estudos da Fundação Rockefeller, para estudar nos Estados Unidos, onde permaneceu durante dois anos realizando cursos de especialização. Em 1938, Hilda retornou ao Brasil e assumiu a presidência da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) implementando diversas mudanças e feitos importantes como a elaboração de um anteprojeto regulamentando a profissão de enfermagem, a fim de evitar que o Ministério do Trabalho nomeasse pessoas que não tivessem qualificação para assumir chefias de serviço, cargos de direção entre outros, que por direito deveriam ser ocupados somente por enfermeiras, Hilda deixou de ser presidente da Associação em 1941.
No ano de 1939, Hilda torna-se professora da EAN no Pavilhão Miguel Couto do Hospital São Sebastião, no Rio de Janeiro, realizando um papel importante na análise do campo de estágio das alunas e na atuação das enfermeiras e médicos. Em 1942, Hilda foi solicitada pelo Governo do estado de São Paulo para atuar no planejamento, organização e equipamento do primeiro Hospital de Clínicas do País, em 1942 Hilda assumiu o cargo de Assistente da Subdivisão de Enfermagem e posteriormente foi designada a chefe dessa divisão.
Após o término deste trabalho, Hilda volta a atuar no estado de Santa Catarina participando do planejamento e organização de hospitais a serem construídos, da compra de materiais e equipamentos e até mesmo do treinamento de pessoal de enfermagem.
Devido o seu interesse com a evolução do trabalho dos enfermeiros, Hilda juntamente com outros profissionais da enfermagem, promoveu a Primeira Semana de Estudos de Enfermagem, em 1956, o evento foi considerado um sucesso, com a presença do Secretário da Saúde e Assistência Social do Estado da epóca, Senhor Paulo De Tarso Luz Fontes, o qual sugeriu à Superiora da Congregação da Divina Providência e a Hilda, a criação da Escola de Auxiliares de Enfermagem Madre Benvenutta, em 1959.
Neste Ínterim, novamente, Hilda é contemplada com uma Bolsa de Estudos, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e viaja aos EUA, permaneceu por lá durante cinco meses. A partir de 1961, depois de aposentada, ingressou na comissão do Museu da Imigração e Colonização em Joinville, foi também uma das fundadoras da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina, em 1962. Além disso, recebeu inúmeras homenagens como o título de Cidadã Benemérita de Joinville e tem seu nome homenageado na "Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch”, escola de ensino fundamental em Joinville, Santa Catarina. Hilda faleceu em 24 de junho de 1995.

Principais cargos ocupados:

(1938- 1941) Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
(1939- 1942) Professora da Escola Ana Néri (EAN).
(1942- 1944) Assistente da Subdivisão de Enfermagem.
(1942- 1944)Chefe da Subdivisão de Enfermagem.

Principais produções bibliográficas:

Não foram encontrados dados que relatam a existência de produções bibliográficas realizadas pela autoria da enfermeira Hilda Anna Krisch, que esteja sob conhecimento de divulgação eletrônica.

Referências

Süsskind BM, Padilha MICS, Caetano TL, Mancia JR. Hilda Anna Krisch: pioneira na enfermagem catarinense - formação e contribuição. Rev Bras Enferm [Internet]. maio/jun 2004 [citado 29 dez 2021]; 57(3):366-70.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/j9HNhC5Zqz8dHbmmZR9NKvw/?lang=pt

Autoria: Yana Sheila da Silva Oliveira. Acadêmica de Enfermagem do 3º período do Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disciplina: História da Enfermagem Estudos e Fontes.