Nome
Maria Aparecida Minzoni
Datas
Data de nascimento: 22/08/1936 — Jacareí (SP)
Data de falecimento: 30/04/1981 — Ribeirão Preto (SP)
Sobre
Maria Aparecida Minzoni formou-se em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) em 1958. Desenvolveu sua carreira acadêmica na própria EERP, onde dedicou sua atuação ao ensino, à pesquisa e à assistência em Enfermagem Psiquiátrica e em Saúde Mental. Concluiu o doutorado no início dos anos 1970, obteve o título de livre-docente em meados da década de 1970 e foi aprovada em concurso para cátedra n° IV - Enfermagem Psiquiátrica, em 1980.
Como docente se destacava pela humanização do cuidado, ensinando aos estudantes a não temerem as pessoas com transtornos mentais. Foi a primeira enfermeira de nível superior a ser contratada pelo Hospital Santa Tereza, onde ela ensinava os cuidados gerais da enfermagem e onde criou espaços de atividades ocupacionais, salão de beleza, dentre outras realizadas dentro e fora dos pátios.
Durante a desanexação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Faculdade de Medicina, em 1964, Minzoni contribuiu significativamente para a independência da instituição. Participou como convidada da OMS/OPAS da 1ª Reunião do Comitê sobre Ensino de Enfermagem em Saúde Mental em Washington no ano de 1974. Também foi liderança na criação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP/USP, em 1975, primeiro programa da área especializada no país.
Minzoni foi reconhecida por defender uma assistência psiquiátrica humanizada, valorizar a formação prática dos estudantes (visitas domiciliares, atividades ocupacionais e contato direto com serviços) e antecipar propostas de atenção comunitária e menor institucionalização que influenciaram a prática e o ensino da enfermagem em saúde mental no Brasil.
Principais cargos ocupados:
• Professora e pesquisadora — Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP).
• Consultora em Enfermagem Psiquiátrica — Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (missão a Santo Domingo, 1973).
• Presidências e representações locais em associações profissionais da enfermagem (participações em comissões, bancas e eventos científicos na área de saúde mental).
Principais produções bibliográficas:
• Assistência de enfermagem psiquiátrica: estudo da situação num município paulista — Tese de Doutorado (EERP-USP, início dos anos 1970).
• Assistência ao doente mental internado: análise de uma experiência de treinamento de atendentes em hospital psiquiátrico — Livre-Docência (meados da década de 1970).
• Minzoni, M. A., Some aspects of teaching-service integration, Rev Esc Enferm USP, 1980 (artigo sobre integração ensino-serviço).
• Minzoni, M. A., Tools and procedures for research in psychiatric nursing. III - Nursing personnels activities list and perceptions of their functions test, Rev Esc Enferm USP, 1981 (artigo metodológico em pesquisa em enfermagem psiquiátrica).
Referências
Furegato ARF; Luchesi LB. Maria Aparecida Minzoni e a Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem — Revista Eletrônica (HERE). (2024). Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/192.
Versão do mesmo artigo/entrada na HIGIENE & ENFERMAGEM: https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/192
Kantorski LP. Contribuição de Maria Aparecida Minzoni à Enfermagem Psiquiátrica / In memoriam Maria Aparecida Minzoni. Rev. Brasileira/Artigos históricos (2000/2005). Disponível em repositórios acadêmicos.
Repositórios e resumos acadêmicos (ResearchGate / BVS / BUSCA BVS) contendo estudos biográficos e resumos da trajetória de Minzoni.
Página do Departamento/Área de Enfermagem Psiquiátrica — EERP-USP (referência institucional sobre o histórico do curso e docentes).