Maria José de Oliveira

Nome

Maria José de Oliveira

Datas

Nascimento: 16/01/1919
Falecimento: 29/01/2019

Sobre

Maria José de Oliveira, nasceu no município de Jequié na Bahia, filha única do casal Zulmira Paixão Oliveira e Deutiride Santos Oliveira. Seu pai faleceu antes dela nascer, levando sua mãe a criá-la com o apoio da família. Seu primeiro emprego foi como datilógrafa, indicada pelo juiz de Direito de cidade, amigo de sua avó materna, Liberata dos Santos Paixão. Cursou o ensino secundário no Ginásio de Jequié onde fez o curso Normal e disciplinas de inglês e francês, concluindo em 1939. Se mudou para Salvador com a intenção de cursar odontologia, tendo sido orientada por um professor da Faculdade de Medicina a conhecer a moderna Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), indo conversar com a Diretora da Escola, Haydée Guanais Dourado, a fim de conhecer a profissão de Enfermeira. Este encontro a fez participar da seleção para a primeira turma, iniciando o curso em 1947 e diplomando-se em 9 de dezembro de 1950. Durante o curso cumpriu os estágios de psiquiatria, neurologia, obstetrícia, moléstias contagiosas e Saúde Pública, em 1949, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Recém-formada, Maria José tornou-se professora da EEUFBA e enfermeira da Clínica Médica do Hospital das Clínicas. A seguir, assumiu a coordenação do ambulatório de ginecologia e no período de 1951-53 ocupou a Chefia do Serviço de Enfermagem do referido Hospital, onde desenvolveu um programa de capacitação de atendentes de enfermagem. Experiente na articulação ensino-serviço foi convidada para ser vice-diretora da EEUFBA, em 1952, quando também foi eleita Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – seção Bahia. A direção da EEUFBA veio em 1954, motivo pelo qual solicitou afastamento do cargo no Hospital das Clínicas. Responsável pela disciplina Administração e Cirurgia aplicada à Enfermagem na EEUFBA, em 1957 foi realizar pós-graduação em Administração de Unidades de Enfermagem Hospitalar na EEUSP. Maria José enfrentou preconceitos de outras classes profissionais e lutou pela autonomia do trabalho das enfermeiras e pela desanexação da EEUFBA da Faculdade de Medicina, sendo uma das pioneiras na implantação da enfermagem moderna, de nível superior no Brasil. Aposentou-se em 1989 após 39 anos de dedicação a profissão.

Principais cargos ocupados:

Chefe de Enfermagem do Hospital das Clínicas e do Serviço Médico Universitário Rubens Brasil.
Vice-diretora da EEUFBA (1952-1954).
Diretora da EEUFBA (1954-1956).
Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem– Seção Bahia (ABEn-BA) (1952-1955).
Coordenadora da Residência da EEUFBA (1955 - ).

Principais produções bibliográficas:

Caldas NP; Oliveira MJD. Integraçäo dos aspectos da prevençäo primária na assistência de enfermagem no hospital. Rev. enferm. novas dimens, 215-9, 1977.

Referências

Oliveira NL; Silva GTR. Maria José de Oliveira: trajetória de vida e contribuições para a construção da identidade profissional da enfermeira na Bahia. Hist. enferm., Rev. eletronica; 9(1):61-75, 2018. Disponível em: http://here.abennacional.org.br/here/v9/n1/a5.pdf

Autoria:

Luciana Dourado Pimenta Almeida, Enfermeira do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA, Brasil.
Monalisa Viana Sant’Anna, Enfermeira do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde. Salvador, BA, Brasil.