Vilma de Carvalho

Nome

Vilma de Carvalho

Datas

Nascimento: 11/10/1931
Falecimento: 21/04/2025

Sobre

Vilma de Carvalho nasceu em 11 de outubro de 1931 em Teresina, capital do Piauí. Era filha primogênita de doze filhos de Antônio Carvalho e Maria do Perpétuo Socorro Carvalho. Viveu a infância e adolescência em Teresina, onde completou o ensino primário e o ginásio em escolas públicas locais. Aos 19 anos se mudou para o Rio de Janeiro e se matriculou na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em fevereiro de 1951.
Concluiu a graduação em Enfermagem em 1954 e em Filosofia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1967. Como professora de Enfermagem, em supervisão de prática no Hospital Souza Aguiar, decidiu encaminhar à direção da Escola a solicitação da retirada do avental do uniforme das alunas, após vivenciarem um episódio de discriminação profissional. Em 1972 concluiu o Doutorado em Medical Surgical Nursing pela Wayne State University e em 1992 tornou-se Livre Docente pela UFRJ. Vilma se dedicou por décadas ao ensino e à pesquisa em Enfermagem, alcançando o cargo de Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da EEAN/UFRJ em 1996. Entre 1976 e 1985 coordenou importantes reformas curriculares na graduação em Enfermagem da EEAN – como Coordenadora Especial da mudança curricular (1976–1982) e Coordenadora do Curso de Graduação (1983–1985). De 1986 a 1989 foi diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery. Seu nome foi dado ao espaço da Coordenação de Graduação no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. Desde que tornou-se Enfermeira participou ativamente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), onde realizou palestras e conferências, recebendo como homenagem a criação do Prêmio VIlma de Carvalho, oferecido no Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn).
Durante sua carreira, esteve presente em momentos marcantes da saúde pública nacional. Em 1988, por exemplo, colaborou na reabertura do Hospital Escola São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro, após desastres das chuvas, demonstrando grande capacidade de articulação em situações de crise. Organizou fontes primáriass no Centro de Documentação da EEAN, criando catálogos publicados nas obras “Saltos Evolutivos da Enfermagem”. Vilma se tornou referência ética e epistemológica na Enfermagem brasileira. Foi autora de obras fundamentais, como o livro Lex Art: a arte de cuidar, marco na reflexão sobre o cuidado como ato ético‑estético‑político. Sua produção acadêmica inclui estudos sobre epistemologia e a prática da Enfermagem, ensino superior da área, ensaios críticos de cunho filosófico e história da enfermagem.
Vilma de Carvalho faleceu em 21 de abril de 2025 em Lisboa, aos 93 anos. Permaneceu solteira, sem uniões formais ou descendentes, e deixou irmãos e sobrinhos como seus herdeiros mais próximos. A notícia de sua morte foi destacada na imprensa, com reportagens em veículos nacionais como O Globo, e lamentada em notas oficiais de entidades de Enfermagem como COFEN, Coren‑PI e ABEn; pelas instituições de ensino superior, como a UFRJ, EEUSP, dentre outras; Sua trajetória de compromisso, sensibilidade e excelência no cuidado e no ensino da Enfermagem é lembrada como legado para a profissão.

Principais cargos ocupados:

(1976–1982) Coordenadora Especial da mudança curricular do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia – EEAN/UFRJ.
(1983–1985) Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem – EEAN/UFRJ.
(1986–1989) Diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ).

Principais produções bibliográficas:

Carvalho V. Para uma epistemologia da Enfermagem: tópicos de crítica e contribuição. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ / Escola de Enfermagem Anna Nery; 2013.
Carvalho V. Lex Art: a arte de cuidar. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ / Escola de Enfermagem Anna Nery; 2013.
Carvalho V. Sobre Enfermagem: Ensino e Perfil Profissional. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ / Escola de Enfermagem Anna Nery; 2006.
Carvalho V, Sauthier J. A Missão Parsons: Documentos Históricos da EEAN 1922–1931. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ / Escola de Enfermagem Anna Nery; 1999.
Carvalho V, Sauthier J. As Pioneiras e a Consolidação da Enfermagem no Brasil: Documentos Históricos da EEAN / UFRJ 1932–1950. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ / Escola de Enfermagem Anna Nery; 2004.
Carvalho V, Sauthier J. Saltos Evolutivos da Enfermagem: Documentos Históricos da EEAN / UFRJ 1951–1974. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ / Escola de Enfermagem Anna Nery; 2008.

Referências

Loyola CMD. Vilma de Carvalho: uma história de vida. Estudo apresentado em Sessão do Conselho Universitário da UFRJ- redalyc.org.
UFRJ. Adeus a Vilma de Carvalho. Nota de pesar publicada em 21/04/2025- ufrj.br.
COFEN (Conselho Federal de Enfermagem). Nota de Pesar – Enfermeira Vilma de Carvalho, 21/04/2025- cofen.gov.br.
O Globo. “Morre aos 93 anos, Vilma de Carvalho, professora da UFRJ considerada referência na enfermagem”, 22/04/2025- oglobo.globo.com.
Escavador. Perfil de Vilma de Carvalho – cita publicação Sobre Enfermagem: Ensino e Perfil Profissional (2006)- escavador.com.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *