Rosalda Cruz Nogueira Paim

Nome

Rosalda Cruz Nogueira Paim

Datas

Nascimento: 26/08/1928
Falecimento: 02/06/2015

Sobre

Rosalda Cruz Nogueira Paim, mais conhecida como Rosalda Paim, nasceu em Vila Velha (ES) no dia 26 de agosto de 1928, filha de Valeriano Rodrigues da Cruz e Lindaura Evangelista da Cruz. Totalmente contra a realidade feminina da sua época, Rosalda atuou em diversas áreas, como: enfermeira, pedagoga, professora, pesquisadora e ex-deputada estadual. No ano de 1950, graduou-se em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Em tal profissão, ela atuou nas áreas de pediatria, administração hospitalar e saúde pública. No ano de 1956, ela completou sua segunda graduação, em Pedagogia no mesmo curso pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 1972, foi admitida em um concurso na área de enfermagem
materno-infantil, no Centro de Ciências Médicas e Biológica da Pontifícia, na Universidade Católica do Rio de Janeiro. No ano de 1973, casou-se com Edson Paim. Seguindo sua linha de estudo, ela realizou seu doutorado em 1974, na área materno-infantil. Ainda neste ano, ela criou a Teoria Sistêmica de Enfermagem. Em 1978, ela publicou o livro “Problemas de enfermagem e terapia centrada nas necessidades do paciente”. Já, no ano de 1979, Rosalda tornou-se professora adjunta. Visto toda sua influência e participação em diversos congressos da enfermagem, ela presidiu a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) de Niterói, entre 1976 e 1980. No ano de 1982, Rosalda pediu afastamento da UFF, para candidatar-se ao cargo de deputada estadual, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Durante esse tempo, ela publicou o livro “Metodologia Científica em Enfermagem”. Cabe ressaltar que ela foi a primeira enfermeira parlamentar do Brasil, se mantendo no cargo de 1983 à 1987, trazendo diversas contribuições para a área da saúde e social. Entre seus feitos destacaram-se:
a proibição da remuneração pela coleta de sangue; a criação da comissão coordenadora para o saneamento, fiscalização sanitária de alimentos e a institucionalização de comissão de infecção hospitalar; como Lei têm-se o exemplo da de n° 835 que implanta o alojamento conjunto nas maternidades dos Hospitais de Rede Pública Estadual e a lei 987° que dispõe sobre a concessão de passagens gratuitas nos ônibus e nas barcas das Forças Armadas. Após seu desligamento da área política, ela foi autorizada a reassumir suas atividades no Departamento de Enfermagem na UFF. Visto toda sua influência, em 1990, a enfermeira propôs, uma discussão com um grupo de docentes sobre a criação do mestrado da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF. No ano de 2000, houve a última edição e também a publicação do seu livro juntamente ao seu marido, o “Teoria sistêmica ecológica de enfermagem - um paradigma holístico”. Todas as suas ações tiveram significativas respostas com o passar dos anos, resultando em diversas homenagens. Na cidade de Niterói, foi criada a creche comunitária Rosalda Paim, no ano de 2000. Já no ano de 2012, ela recebeu o título de cidadã honorária do estado do Rio de Janeiro, outorgado pela ALERJ. Também teve seu nome dado ao principal auditório da EEAAC/UFF, onde passou tantos anos de sua vida. No ano de 2015, faleceu aos 87 anos. Em 2016, foi mais uma vez homenageada, com o título de professora emérita, na 77° Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn). Portanto, é perceptível que Rosalda teve uma trajetória de grande importância para história da Enfermagem e também para história brasileira, visto que, venceu paradigmas impostos para as mulheres da época.

Principais cargos ocupados:

- Coordenadora do Curso de Primeiros Socorros na Escola Primária, organizado pelo Serviço de Educação Sanitária, da Secretaria de Saúde e Assistência – RJ, de janeiro de 1966 a novembro de 1967.
- Coordenadora do Curso de Auxiliar de Enfermagem, entre setembro de 1968 à março de 1969.
- Membro Titular do Colegiado da Escola de Enfermagem da UFF, desde dezembro de 1975 a 18 de junho de 1976 (comprovado), tendo continuado nesta situação.
- Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) de Niterói, ocupando a coordenação da Comissão de Educação, entre 1976 à 1980.
- Nomeada e designada a Chefe da Divisão de Ensino da Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, 17 de Maio de 1963.
- Deputada Estadual do Rio de Janeiro entre 1983 à 1987.
- Chefe do Serviço de Educação Sanitária da Secretaria de Saúde – RJ, na qualidade de Chefe da Seção de Estudos e Projetos, como Coordenadora Geral da equipe de
organização na II Exposição de Educação Sanitária – Doenças Transmissíveis, realizada em Niterói e outros municípios, 13-09-1966.

Principais produções bibliográficas:

Paim, Rosalda Cruz Nogueira. "Problemas de enfermagem e terapia centrada nas necessidades do paciente." Problemas de enfermagem e terapia centrada nas necessidades do paciente. 1978. 283-283.
Paim, Rosalda Cruz Nogueira. Metodologia científica em enfermagem. Ed. do Autor, 1980.
Paim E, Paim RCN. Sistemismo Ecológico Cibernético e Informacional: um paradigma holístico. Varginha: GE Sul Mineira; 2004

Referências

BRASIL, Universidade Federal Fluminense.Rosalda Paim. Niterói, sd.
REIS, Caroline. As faces de Rosalda Paim: suas contribuições para a enfermagem que praticamos. Orientadora: Marilda Andrade. 2016.42f. TCC (Graduação e Licenciatura) - Enfermagem, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2016.

 

Autoria:

Edivânia Gaia Valentin
Julia Pereira Neto

Tadeu Lessa da Costa

Bruna Tavares Uchoa dos Santos Xavier