Ensino superior em enfermagem: processos e tendências de trabalho docente

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar como está a educação no ensino superior de Enfermagem, os processos e as tendências de trabalho do docente.

Método:

trata-se de um estudo bibliográfico tipo revisão integrativa, em artigos publicados entre os anos de 2007 a 2017, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF. Organizaram-se os dados em categorias e se avaliou a qualidade metodológica dos artigos pela classificação segundo os sete níveis hierárquicos de evidência, e os resultados apresentam-se em figuras.

Resultados:

encontraram-se 13 artigos escritos por enfermeiros e publicados no período de 2010 a 2014. Emergiram-se duas categorias: Cursos de Enfermagem e Tendências do Trabalho Docente e Diretrizes Curriculares do Ensino Superior em Enfermagem.

Conclusão:

entende-se que a educação de Enfermagem, o ensino-aprendizagem e o trabalho docente não se articulam entre a prática do ensino, a pesquisa e a extensão, prejudicando o fazer e o pensar críticos do corpo discente. Percebe-se que as produções dos docentes ainda carecem de estratégicas inovadoras que sinalizem, aos discentes, uma prática profissional mais condizente com a realidade vigente das necessidades de saúde da população.(AU)