Gerenciamento dos enfermeiros em consonância aos princípios do SUS

Rev. enferm. UFPE on line; 13 (1), 2019
Publication year: 2019

Objetivo:

analisar como o enfermeiro gestor pode garantir a efetividade do SUS mediante os seus princípios.

Método:

trata-se de estudo bibliográfico, tipo revisão integrativa, nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e IBECS. Consultou-se fonte externa para o acréscimo de um artigo sobre o SUS e a Lei nº 7.498, de 25 de julho de 1986. Selecionaram-se artigos trilíngues, disponíveis na íntegra, no período de 2008 a maio de 2018. Discutiram-se os resultados de forma descritiva e a partir de figura.

Resultados:

selecionaram-se 13 artigos para a análise. Apontou-se a importância do enfermeiro como ator principal no gerenciamento necessitando-se empoderá-lo acerca dos princípios e diretrizes do SUS para a garantia da qualidade da assistência.

Conclusão:

surge-se o estudo como um achado para pesquisas que envolvam o gerenciamento do enfermeiro, aliado aos princípios do SUS, tendo em vista a importância desse profissional, bem como a escassa literatura sobre o tema, evidenciando-se a necessidade de mais pesquisas em acordo à gestão qualificada como mantenedora da qualidade do cuidado e do alcance da efetividade dos princípios do SUS.(AU)