Significados atribuídos por profissionais de saúde ao processo de envelhecimento de idosos institucionalizados

Rev Rene (Online); 18 (5), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar os significados atribuídos por profissionais de saúde ao processo de envelhecimento de idosos institucionalizados.

Métodos:

estudo qualitativo realizado com dez profissionais de saúde em duas instituições de longa permanência para idosos. Foi utilizado roteiro semiestruturado de entrevista com questões relativas ao processo de envelhecimento de idosos institucionalizados. Os dados foram analisados de acordo com o símbolo, o referente e o pensamento propostos pela Teoria Representacional do Significado.

Resultados:

os significados obtidos resultaram em aspectos relacionados ao ser idoso; idoso frágil; exclusão social e valores culturais (símbolo); elementos relacionados ao processo de envelhececimento (referente); e o reconhecimento dos aspectos institucionais (pensamento).

Conclusão:

os significados atribuídos pelos profissionais de saúde ao processo de envelhecimento relacionaram-se à fragilidade de ser idoso, tendo em vista a exclusão social, aspectos culturais e institucionalização. Estes significados permitem refletir sobre a prática cotidiana da integralidade no cuidado aos idosos institucionalizados. (AU)