Enfermeiro em saúde mental: concepções sobre qualificação profissional em um Centro de Atenção Psicossocial

Rev Rene (Online); 18 (6), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

analisar as estratégias adotadas pelos enfermeiros em saúde mental para qualificação profissional no Centro de Atenção Psicossocial.

Métodos:

estudo histórico-social com documentos escritos e entrevistas com dez profissionais de saúde vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial. A análise dos dados seguiu uma ordem cronológica dos fatos, e os temas emergidos foram triangulados e fundamentados em conceitos que sustentam a reforma psiquiátrica brasileira.

Resultados:

para qualificação profissional, investiu-se na participação em congressos, seminários e simpósios; na realização de grupos de estudos de modo a desenvolver novas habilidades práticas voltadas à saúde mental alguns enfermeiros participaram com mais frequência das oficinas e acompanharam outros profissionais para melhor inserção naquele novo contexto.

Conclusão:

os enfermeiros se aproximaram do cuidado interdisciplinar para reconfigurarem suas práticas, investiram na capacitação intelectual e enfrentaram o desafio de transformar a atenção em saúde mental em prática desinstitucionalizada. (AU)