Saúde bucal: autossatisfação, impacto nas atividades diárias e conhecimento de estudantes pré e pós-intervenção educativa
Oral health: self-satisfaction, impact on daily activities and knowledge of students before and after educational intervention

REME rev. min. enferm; 22 (), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar o efeito de uma intervenção educativa pautada no uso do vídeo, no grau de autossatisfação com saúde bucal, no impacto da condição bucal sobre o desempenho das atividades diárias e no conhecimento sobre saúde bucal, em estudantes de Enfermagem.

Método:

estudo quase-experimental utilizando um vídeo como intervenção educativa. Empregou-se como medidas a Escala de Autossatisfação com a Saúde Bucal, o Oral Impacts on Daily Performanc e um instrumento para avaliação cognitiva e procedimental sobre o tema. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (CAAE 12850613.8.0000.5393).

Resultados:

participaram 60 estudantes. Ao se comparar os dois momentos do estudo, a intervenção educativa promoveu aumento da autossatisfação com a saúde bucal, na percepção de impactos das condições bucais nas atividades diárias, no conhecimento cognitivo sobre saúde bucal e na execução da técnica de higienização.

Conclusão:

o vídeo apresentou efeito educativo sobre a autossatisfação, a percepção do impacto da condição bucal, sobre o conhecimento cognitivo e procedimental em relação à saúde bucal de estudantes de Enfermagem.(AU)