Preparo de acadêmicos de enfermagem para o cuidado a adolescentes grávidas
Preparation of nursing students for the care of pregnant adolescents

REME rev. min. enferm; 22 (), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre o seu preparo no âmbito de graduação para o cuidado a adolescentes grávidas.

Método:

pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, que teve como cenário um curso de graduação em Enfermagem do estado do Rio de Janeiro. Participaram do estudo 57 acadêmicos de enfermagem matriculados nos dois últimos semestres de formação, por meio de entrevistas estruturadas, desenvolvidas no segundo semestre de 2016. Os dados produzidos foram tratados por análise de conteúdo.

Resultados:

emergiram três categorias de análise: concepção de adolescência, em que se constatou que os acadêmicos têm uma percepção vivida sobre essa ser uma fase de conflitos e de descobertas; consulta de enfermagem a adolescentes grávidas, cujos depoimentos evidenciaram o preparo/despreparo associado principalmente ao recebimento de orientação teórica na temática e vivência nos estágios; e a formação para o cuidado e consulta de enfermagem a adolescentes grávidas, que revelou que o conteúdo não é oferecido de maneira suficiente a embasar a prática de enfermagem a esse público. Não obstante, percebeu-se preocupação dos acadêmicos com os aspectos relacionados a um atendimento humanizado a essa clientela.

Conclusão:

confirmou-se que há necessidade de alinhamento e integração entre as disciplinas, visando ao estreitamento da relação entre a teoria e a prática e à aquisição de competências coerentes com as necessidades das adolescentes gestantes.