Manual educativo de cuidados à criança com gastrostomia: construção e validação
Child care educational manual with gastrostomy: construction and validation

REME rev. min. enferm; 22 (), 2018
Publication year: 2018

Introdução:

a gastrostomia é um procedimento no qual um cateter é inserido no estômago, através de uma abertura na parede abdominal anterior. Há escassez de trabalhos voltados para orientações e cuidados com do uso da gastrostomia e a influência para os familiares e cuidadores.

Objetivo:

desenvolver e validar um manual educativo sobre cuidados com gastrostomia em crianças.

Método:

realizado levantamento bibliográfico para desenvolvimento do conteúdo do manual e validação do mesmo realizada com 11 especialistas com base na técnica de Delphi e com cinco pais e cuidadores de crianças com gastrostomias mensurado por meio da escala de Likert.

Resultados:

o material elaborado foi validado por especialistas em dois ciclos por meio da técnica de Delphi, com a participação de 11 juízes no primeiro ciclo e seis juízes no segundo ciclo. A porcentagem de concordância absoluta de todo o manual alcançou valor de 97,91%. O menor valor encontrado no segundo ciclo foi de 83,3%, com sete de oito questões apresentando concordância de 100%. A validação com público-alvo apresentou taxa de concordância de 100% e todos os participantes pontuaram três na escala de Likert para todas as questões.

O manual validado possui registro em ISBN de número:

978-85-924327-0-6, com 21 páginas, oito capítulos e 38 figuras de linguagem simples e acessível, abordando temas como o conceito e indicação da gastrostomia, o cuidado domiciliar e a prevenção de complicações.

Conclusão:

elaborado manual educativo de cuidado da criança com gastrostomia, validado por especialistas e por pais e cuidadores.(AU)