Estratégia Saúde da Família - a ótica dos cuidadores de crianças

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (3), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar sob a ótica dos cuidadores de crianças menores de dois anos e usuários adultos se os atributos essenciais e derivados da atenção primária à saúde estavam presentes e como estavam sendo operacionalizados na Estratégia Saúde da Família.

Método:

estudo quantitativo, descritivo e transversal realizado em três municípios da região de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, Brasil. Utilizou-se o instrumento de avaliação da atenção primária à saúde (PCATool) na versão criança e adulto, em que 176 cuidadores de crianças menores de dois anos e 181 adultos usuários participaram da pesquisa.

Resultados:

os atributos da atenção primária à saúde estavam presentes na Estratégia Saúde da Família da região; porém, alguns atributos como Coordenação – Integração de Cuidados, Acesso de Primeiro Contato – Acessibilidade e Orientação Familiar precisavam melhorar sua operacionalização.

Conclusão:

os atributos da atenção primária à saúde devem estar adequadamente incorporados à prática dos profissionais da saúde por meio da capacitação e valorização das ações que caracterizam a Estratégia Saúde da Família como modelo com foco na família.(AU)