Campanhas educativas na formação discente: vivências da graduação em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

descrever a experiência de implementação de campanha educativa sobre a saúde sexual do homem em escolas públicas e suas implicações para os graduandos do curso de Enfermagem.

Método:

estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido por tutores de um programa de tutoria acadêmica. Dentre as atividades do referido programa, buscou-se engajar graduandos recém-ingressos do curso de Enfermagem de uma universidade pública para executar uma campanha de educação em saúde. A ação foi realizada em duas escolas públicas. Os dados foram coletados utilizando-se da observação de campo dos tutores, que registraram suas impressões e reflexões em diário de campo.

Resultados:

a campanha foi estruturada em três etapas - formação dos tutorandos; construção da campanha e implementação da mesma. Desenvolveram-se, com os graduandos, habilidades a respeito do planejamento de ações educativas, numa perspectiva emancipatória, voltadas para o público masculino.

Conclusão:

o envolvimento de graduandos de Enfermagem em campanhas sobre educação em saúde, no período formativo, possibilita despertar o interesse pelo curso e traz benefícios na promoção do crescimento pessoal e sensibilização para mudanças na realidade social.(AU)