Educação em saúde para adolescentes no contexto escolar: um relato de experiência

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (4), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

relatar a experiência de discentes do curso de Bacharelado em Enfermagem em práticas de educação em saúde aos adolescentes no contexto escolar.

Método:

estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciada durante as práticas da Disciplina Saúde do Adolescente do curso de graduação de Enfermagem da Faculdade IESM junto à escola pública no município de Timon (MA). As temáticas desenvolvidas foram gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis e drogas.

Resultados:

a experiência constituiu oportunidade de realização da educação em saúde a adolescentes, favorecendo habilidades e disseminação de conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, além de propiciar, aos discentes, um momento de esclarecimento e informações relevantes na promoção e prevenção da saúde.

Conclusão:

evidenciou-se que o estudo foi de grande relevância para as graduandas, pois serviu de experiência e ajudou na aquisição de conhecimentos quando elas estiverem atuando na futura carreira profissional e constatou-se a necessidade de intensificações nas ações de educação em saúde voltadas aos adolescentes.(AU)