Tentativa de suicídio entre pessoas com transtornos mentais e comportamentais

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (5), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

investigar a relação tentativa de suicídio e características sociodemográficas e psiquiátricas de pacientes com transtornos psiquiátricos.

Método:

estudo quantitativo, transversal, com 410 pacientes atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial e tabulados no SPSS, versão 21.0.

Resultados:

dentre os 410 prontuários analisados, foram encontrados 22,9% dos prontuários com registro de tentativa de suicídio. A tentativa de suicídio foi mais frequente em homens, adultos, entre 19 e 59 anos, sem vínculo matrimonial, com baixa escolaridade e inatividade laboral. Ainda se identificou associação de tentativa de suicídio com comorbidade psiquiátrica e história de abuso físico ou sexual, acidente ou violência doméstica, violências, acidentes, perdas importantes, perdas ou separação dos pais e conflitos familiares.

Conclusão:

pacientes em tratamento no centro de atenção psicossocial com comorbidade psiquiátrica e história de experiência traumática apresentam maior risco de comportamento suicida.(AU)