Comunicação entre idoso e família em grupos de convivência

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a comunicação entre idoso e família dos frequentadores de grupos de convivência.

Método:

estudo qualitativo, descritivo, exploratório, com 33 idosos participantes de um projeto de extensão. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Empregou-se a técnica de Análise do Conteúdo, na modalidade Análise Temática.

Resultados:

emergiram, dos discursos, quatro categorias (conformações, conceitos e significados de família, tipos de comunicação, barreiras de comunicação e estratégias de comunicação). Identificou-se que os idosos têm o conceito de família ampliado para além dos laços sanguíneos. Espaços de convivência para a terceira idade e participação em núcleos religiosos suprem a necessidade de troca social e familiar. Evidenciou-se que o telefone convencional é uma estratégia facilitadora da comunicação familiar, além de eventos familiares/diálogo.

Conclusão:

constatou-se a necessidade de potencializar a comunicação intrafamiliar nos idosos que frequentam espaços de convivência estimulando estratégias de comunicação para prevenir o isolamento familiar, apesar da interação social.(AU)