Contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (6), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar as contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem.

Método:

revisão de escopo com a questão norteadora: “Quais as contribuições da simulação para estudantes de graduação em enfermagem?” Foram consultadas, durante o mês de maio de 2017, a biblioteca: Scielo, as bases de dados Medline e LILACS, utilizando-se os descritores: “aprendizagem”, “educação”, “simulação”, “simulação de paciente”, “treinamento por simulação” e “enfermagem”, posteriormente, duas revisoras independentes realizaram a leitura dos títulos, resumos e textos completos. Os resultados foram agrupados de acordo com as contribuições descritas nos artigos.

Resultados:

a amostra foi de 41 estudos, as contribuições da simulação foram a melhoria da aprendizagem/conhecimento e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, abordadas em 12 artigos (29,3%). Outras contribuições foram aumento da confiança/segurança/autoeficácia, melhoria da habilidade de comunicação, desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, de competências, melhoria da atitude, integração da teoria e prática.

Conclusão:

a simulação favorece uma aprendizagem crítica e reflexiva e contribui positivamente na formação dos graduandos em enfermagem, sobretudo, no desenvolvimento de competências para o cuidado seguro.(AU)