Evidências para a avaliação dos pés da pessoa com diabetes mellitus

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (7), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os critérios de avaliação dos pés da pessoa com Diabetes Mellitus.

Método:

revisão integrativa com busca nas bases de dados MEDLINE, LILACS, Cochrane, SCOPUS e biblioteca virtual SciELO, com delimitação temporal entre 2011 e 2017 e amostra final de 16 artigos categorizados em anamnese, avaliação da pele e anexos, avaliação neurológica, avaliação vascular, avaliação anatômica dos pés e autocuidado.

Resultados:

a maioria dos artigos foi de 2013, com nível de evidência II. A categoria anamnese compreendeu questões sociodemográficas e clínicas e a categoria avaliação da pele e anexos contemplou as afecções de pele, unhas, pelos e espaços interdigitais. Na categoria avaliação neurológica, predominou o teste com monofilamento Semmes-Weinstein 10g para a avaliação da sensibilidade tátil. Na avaliação vascular, destacou-se a palpação dos pulsos pediosos e tibiaisposteriores. Na categoria avaliação anatômica dos pés, apenas dois artigos retrataram o tipo de deformidade pesquisada e em quatro estudos foram realizadas orientações de autocuidado.

Conclusão:

Em síntese, o estudo permitiu extrair indicadores importantes para a avaliação dos pés e observou-se consonância entre as pesquisas analisadas com o que é recomendado.(AU)