O trabalho em saúde como princípio educativo: superando a separação entre educação e trabalho

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

discutir as interfaces entre educação e trabalho, na perspectiva de que o trabalho é espaço pedagógico, além de enfatizar a articulação entre essas entidades como forma de garantir transformações constantes no sistema de saúde.

Metodologia:

o presente ensaio foi realizado a partir de revisão de livros e artigos que abordassem o tema da separação entre formação e produção na perspectiva do trabalho como princípio educativo.

Resultados:

entende-se que trabalho e educação são atividades eminentemente humanas; logo, somente o ser humano trabalha e educa. Embora seja uma temática bastante polêmica, em que se digladiam posições divergentes e até antagônicas, é possível afirmar que existe, pelo menos, um ponto comum: o primado do trabalho em relação à educação, ou seja, o pressuposto segundo o qual a educação se estrutura e se organiza a partir do eixo do trabalho.

Conclusão:

conclui-se que lidar com a teia de relações entre os processos educacionais e os processos de produção de serviços de saúde, desvendando os meandros dos mundos do trabalho e da educação nesse setor são exigências a cada dia mais presentes na agenda dos trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde.(AU)