A automedicação em idosos e o papel dos profissionais de saúde e da enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar a complexa temática da automedicação em idosos e o papel dos profissionais de saúde e da enfermagem.

Metodologia:

trata-se de um ensaio teórico fundamentado em uma revisão bibliográfica do tipo narrativa. Foram selecionados artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no Banco de Dados da Enfermagem (BDENF), de 2003 a 2009, utilizando como descritores: automedicação, enfermagem e idosos. Também foram utilizados livros e manuais do ministério da saúde.

A partir da leitura e síntese qualitativa dos resumos consultados foram constituídos dois eixos de análise e reflexão:

Envelhecimento e automedicação: olhares sobre o problema e, Automedicação no idoso: o papel dos profissionais de saúde e da enfermagem. Os idosos são o grupo etário que mais utilizam medicamentos.

Resultados:

a automedicação é uma prática que pode gerar sérios riscos à saúde como a intoxicação. O profissional habilitado deve orientar a população sobre o medicamento visando à diminuição de risco e a maior eficácia possível.

Conclusão:

a utilização do saber do profissional de saúde e do enfermeiro ajuda a diminuir os riscos associados à automedicação e os problemas relacionados ao uso de medicamentos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.(AU)