Ética e ecologia: o caráter matricial da terra para a vida e da vida para a humanidade

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

o estudo em questão visa discutir alguns dos principais problemas deste momento histórico à luz do diálogo entre a ética e ecologia. Sendo assim, a Terra, a Ética e a Condição Humana emergem como eixos norteadores para pensar nas respostas a tais questionamentos.

Metodologia:

trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que as conclusões a que outros autores chegaram podem alicerçar o território epistemológico e edificar este trabalho de reflexão.

Resultados:

o ideário hegemônico é de que na qualidade de habitante e com o conhecimento científico tecnológico produzido pelo homem, nenhum problema existente ou a existir seja capaz de fugir do seu domínio. O atual modo de produção capitalista não criou somente o mercado, mas transformou tudo o que existe, inclusive a vida, em mercadoria. É preciso pensar no caráter matricial da terra para vida e da vida para a humanidade como um caminho possível na edificação de novas relações humanas, fundada na solidariedade e no respeito à vida em geral.

Conclusão:

a enfermagem como sujeito capaz de gerar transformações no cenário da saúde e da sociedade em geral, deve participar da luta pela diminuição das injustiças ecológicas.(AU)