Refletindo sobre a interdisciplinaridade na formação acadêmica através dos projetos de extensão

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

descrever as vivências como graduandas de enfermagem e bolsistas em dois projetos de extensão na Estratégia Saúde da Família numa comunidade em Vila Isabel/RJ no período de março/2008 a fevereiro/2009.

Metodologia:

atividades que envolviam desde visitas domiciliares até as interconsultas.

Resultados:

a atuação nesses projetos possibilitou separar as experiências benéficas na interdisciplinaridade dos obstáculos na sua execução, como conflitos na equipe para se ter consenso nas ações, ausência de organização dos bolsistas e visões diferentes do processo saúdedoença. Além disso, os bolsistas mais assíduos eram os mais cobrados e as relações de hierarquia, por muitas vezes, influenciavam as opiniões expostas. Observa-se no ensino de enfermagem a dificuldade em se desconstruir as barreiras entre as diferentes disciplinas. Identificou-se que tais dificuldades vão desde a formação/experiência dos docentes, até a resistência dos modelos instituídos nos estágios.

Conclusão:

deseja-se demonstrar o quanto os profissionais de saúde precisam aprender, desde a graduação, a respeitar os saberes alheios e a encarar os problemas nas relações não como obstáculos, e sim como desafios que podem e devem ser superados pelas novas gerações.(AU)