Atuação da enfermagem na prevenção de acidentes em creches

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

analisar, por meio de levantamento bibliográfico, o conhecimento produzido sobre a prevenção de acidentes nas creches, ressaltando o papel da enfermagem na promoção de atividades educativas que conjuguem o cuidado e a educação nesses espaços.

Metodologia:

trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca prevenção dos acidentes nas creches. O levantamento bibliográfico foi realizado os bancos de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizandose dos seguintes descritores: pré-escolar; creches; mortalidade na infância; prevenção de acidentes; e primeiros socorros.

Resultados:

a efetivação dos resultados se deu através de atividades analíticas de 29 produções científicas os quais possibilitaram tecer resultados sobre três pilares temáticos: características dos acidentes na infância; medidas de prevenção; e o papel da enfermagem diante de tal problemática.

Conclusão:

comprovou-se a necessidade do fomento de práticas educativas que abarquem a profilaxia dos acidentes nos ambientes domésticos, quer residências quer creches – já que para muitas crianças essas substituem o seu lar -, as quais transformarão teoria em ações acumuladoras de saúde.(AU)